quarta-feira, 17 de junho de 2009

JORNALISTAS DIPLOMADOS DO MUNDO, UNI-VOS!!!

Depois de quase 6 anos...e um rombo no meu orçamento, me vem a notícia de que jornalista não precisa ter diploma para exercer a profissão. E a gente fica como???


Acha que é piada? Não é não! O STF decidiu, por 8 votos a 1, que o diploma não é mais requisito para o exercício da profissão. Gilmar Mendes (sempre ele!!!) disse que a Constituição Federal de 1988, ao garantir a ampla liberdade de expressão, não recepcionou o decreto-lei 972/69, que exigia o diploma. Só pq ele quer, né?

Não, eu não acho que pra ser bom jornalista é preciso fazer faculdade. Assim como tbm não acho que o registro garante talento ao ator. Maaaaas, ja imaginou o bando de popozuda, ex-BBB, e todo tipo de "celebridade" instantânea que estaria fazendo novela, filme e tudo mais na tv se não fosse a exigência do registro???


Eu estava comentando o assunto com uma amiga (tbm jornalista) e achamos que esta decisão, como tudo mais que tem o Gilmar Mendes no meio, é uma jogada suja. Isso deve ser uma tentativa de enfraquecer o "poder" da imprensa.
Método sórdido pra infiltrar legalmente filhos e afilhados de "sei-lá-quem", que serão ASPONES e capachos do bem-querer de seus contratantes. Não precisa mais investir 4 anos da sua vida pra ser jornalista. Basta ter um bom "QI".

Que medoooo!!!

Ser jornalista não é só saber escrever ou falar o que pensa. Ser jornalista é uma PROFISSÃO!!!
Dizer que "ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", como fez Gilmar Mendes, é, no mínimo, simplificar demais o exercício e a responsabilidade que ela requer.
É muito mais que isso, gente. Pelamor...

Em todo lugar, há bons e maus profissionais...com e sem formação superior. Vide esses ministros aí que são graduados e...valem o que?

Diploma não é garantia de profissionalismo, nem de nada. Óbvio. Mas é sim, garantia de um mínimo de qualificação e de mérito! E isso é necessário em TODAS as profissões.

Estou pensando em pedir reembolso do dinheiro que investi nesse diploma que não sei onde colocar. Aliás, sei. Mas não fica bem falar kkkkk.

Um comentário:

Anônimo disse...

qdo vc descobrir onde enfiar o seu me fala pq eu to precisando de dicas. hahaha